Mestrado em Administração Escolar e Gestão da Educação

Departamento de psicologia e educaÇão

Diretora do Departamento:

Prof. Doutora Paula Vagos

O Departamento de Psicologia e Educação é uma unidade orgânica da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, pretendendo assim contribuir para a missão global desta instituição. Em concreto, a missão do Departamento de Psicologia e Educação é alicerçada em três pilares que se interligam e reforçam mutuamente.

O primeiro pilar concretiza-se em oferta formativa ao nível pré e pós-graduado, fundamentada nos princípios de uma aprendizagem ativa, construtiva e aplicada ao longo da vida, e que permita responder às necessidades e aos enquadramentos legais que fundamentam a atuação de psicólogos e educadores. No ano de 2018/19 o DPE oferecerá formação ao nível do 1º ciclo de estudos, Licenciatura em Psicologia e em Educação Social e ao nível do 2º ciclo de estudos Mestrados em Psicologia Clínica e da Saúde, em Ciências da Educação com especialização em Educação e Intervenção Socioeducativa e em Administração e Gestão da Educação.

O segundo pilar consiste no investimento em investigação fundamental e aplicada nas áreas de base do DPE. Queremos que essa investigação obedeça aos mais altos critérios de qualidade e reconhecimento a nível nacional e internacional, e que possa fundamentar um ensino informado e alicerçado nas áreas de especialização dos docentes e investigadores que integram o nosso departamento.

O terceiro pilar inclui a ligação à comunidade acadêmica e não acadêmica. O DPE propicia um ambiente de ensino-aprendizagem caracterizado pela criação das condições necessárias ao sucesso e desenvolvimento integral de alunos e docentes. O DPE encontra-se ligado à comunidade não académica, pela prestação de serviços que visam responder, em primeiro lugar, às necessidades desta comunidade, mas também às necessidades de aprendizagem e investigação do DPE. Este departamento tem vários protocolos estabelecidos com instituições públicas e privadas, nomeadamente no âmbito dos estágios curriculares dos 1º e 2º ciclos de estudo, e investe na sua atualização e diversificação constante.

Por que escolher este curso?

Nos últimos anos, a formação especializada tem vindo a ser reconhecida não só como um fator fundamental de construção da carreira docente, mas também como um requisito necessário para o exercício de funções particularmente exigentes e complexas, como é o caso, entre outras, das funções de Diretor, Coordenador Pedagógico e Coordenador de Departamento, em Instituições de Ensino Médio e Superior.

Neste processo de reconhecimento profissional e normativo da formação especializada, a administração educacional tem sido recorrentemente privilegiada, tendo em conta a relevância indiscutível para o exercício competente e sustentado das múltiplas funções que a profissão docente reclama – hoje mais do que nunca.


O curso está reconhecido pela A3ES (Agência Certificadora do Ensino Superior lato e stricto sensu de Portugal).

No sentido de promover, nos seus alunos, as competências pessoais e profissionais necessárias ao desenvolvimento de respostas eficazes perante as crescentes e mais complexas solicitações do mercado de trabalho (quer em termos de investigação quer de práticas de intervenção), este ciclo de estudos oferece uma formação que alia a transmissão de conhecimentos científicos sólidos a situações práticas e reais dos contextos de trabalho. É dada uma especial atenção à gestão em contexto educacional, e em todos os procedimentos que se encontram adstritos a essa prática.

Objetivos:

 

O Mestrado em Administração e Gestão da Educação tem como objetivos:

1 - Qualificar para o exercício da administração e gestão em educação no que diz respeito às funções de direção e de gestão pedagógica, administrativa e financeira dos estabelecimentos de educação e de ensino.

2 - Compreender as dinâmicas organizacionais das escolas segundo uma perspectiva científica, e em função dos principais modelos e teorias de análise da organização escolar.

3 - Aplicar as metodologias de investigação científica com vista ao estudo dos processos e práticas de organização, liderança e gestão administrativa e pedagógica dos estabelecimentos de educação e de ensino.


4 - Desenvolver capacidades de inovação educacional e de intervenção em contexto educativo e escolar, tendo em conta os contributos da investigação em educação.

5 - Desenvolver competências metodológicas de pesquisa que permitam a integração em projetos de investigação e intervenção na área da administração educacional;

Corpo Docente:

Alexandra Maria Dantas Castro Araujo Mendes

Doutora em Psicologia, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense, Membro do Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense.

 

Eusébio André da Costa Machado,

Doutor em Educação, Professor Auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense,  Membro convidado do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

 

José António Caride Gómez,

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação, Professor Catedrático do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense.

 

Maria Cristina Queiróz da Costa Lobo Miranda,

Doutora em Psicologia, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense, Membro do Grupo de Investigação do Instituto Politécnico do Porto.

 

Maria das Dores Formosinho Simões,

Doutora em Ciências da Educação, Professora Catedrática do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense.

 

Marta Cristina Lopes Abelha,

Doutora em Didática, Professora  Auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense, Membro Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

 

Sandra Raquel Gonçalves Fernandes,

Doutora em Ciências da Educação, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense, Membro integrado do Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense.

Plano de Estudos

Investimento para Turma de Julho de 2019:

Matrícula : R$ 1.200,00
Mensalidades: 36 mensalidades de R$ 1.600,00 (Válido para matrículas efetuadas até 30/03/2019).

Diplomas que o curso de Mestrado confere:

Mestrado em Administração e Gestão da Educação (120 créditos) para concluintes da 1a e 2a fase. Especialização em Administração e Gestão da Educação (60 créditos) para concluintes da 1a fase.

 

Revalidação de Diploma:
Tendo por base o Acordo de Colaboração Acadêmica entre a Universidade Portucalense e a Universidade Candido Mendes, e, em virtude dos mestrados atualmente oferecidos, a Universidade Candido Mendes está apta, mediante edital específico, a revalidar o diploma de mestrado em Administração e Gestão da Educação da Universidade Portucalense.


O CEAPE (Centro de Estudos Avançados e Pesquisas Educacionais) é o instituto conveniado com a Universidade Candido Mendes, para a realização de mestrados no exterior.

Processo seletivo:

Número de vagas para turma 2019: 25 vagas

Mediante um processo seletivo simplificado, os candidatos selecionados obtém resposta em até 72 horas sobre o resultado.

Documentação necessária:

1. Ficha de inscrição (Preencher no site www.ceape-rj.com.br)

2. Currículo Profissional atualizado.
3. RG, CPF e comprovante de residência
4. Passaporte válido

5. Diploma de Graduação em Direito frente e verso (com Apostilamento de Haia*)
6. Histórico Escolar com CR e data de colação de grau (com Apostilamento de Haia*)

7. Foto 3x4 digitalizada

8. Requerimento de solicitação de Ingresso no Mestrado da Universidade Portucalense.

*A Apostila de Haia (ou a Apostila de Convenção de Haia), é um selo obtido na maioria dos Cartórios, conferido pelo Conselho Nacional de Justiça, que certifica a autenticidade dos diplomas acadêmicos concedidos por autoridades (reitores e diretores de Instituições de Ensino).


OBS: Independente do envio digitalizado, os documentos originais (Diploma e o Histórico) deverão ser apresentados na Secretaria da Universidade Portucalense, no primeiro dia de aula.

Informações pelo Tel.: (21)25251010


Envio de documentação para: ucaminternacional@candidomendes.edu.br

Porto - Potugal

LOCALIZAÇÃO

R. Dr. António Bernardino

de Almeida 541,

4200-072

Porto, Portugal
 

Realização:

 

 

Universidade Portucalense, Portugal

www.upt.pt

Pró-Reitoria de Cooperação e Convênios Internacionais da Universidade Candido Mendes, Brasil.   

www.ucam.edu.br

Apoio: CEAPE - Centro de Estudos Avançados e Pesquisa Educacional.

www.ceape-rj.com.br

© 2017 por CEAPE - Centro de Estudos Avançados e Pesquisa Educacional. 

  • Facebook Round
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • LinkedIn Round