A Universidade de Salamanca é a mais antiga e uma das melhores instituições de ensino da Espanha. É uma instituição de ensino pública e um dos principais destinos acadêmicos da Europa.

A Universidade de Salamanca é reconhecida internacionalmente não apenas por ser a primeira Universidade da Espanha e a quarta da Europa, mas também por ser uma das instituições com mais tradição em Direitos Humanos e com forte especialização em Direito Penal. 

Atualmente, a Universidade de Salamanca  tem uma população estudantil estável de cerca de 30.000 alunos. Para atendê-los, ela possui 9 campi distribuídos entre Salamanca, Ávila, Zamora, Béjar e Villamayor,  26 faculdades e 12 centros de pesquisa que abrangem aspectos tão variados como biociências, desenvolvimentos agroalimentares, neurociências, estudos de história ou pesquisa básica, entre outros. 

A Universidade de Salamanca tem fortes laços acadêmicos e culturais com outros países e culturas, como o Centro Cultural japonês hispânica, o Centro de Estudos Brasileiros e do Instituto para o Estudo da América Latina.

 

Outra característica distintiva da Universidade é o ensino do espanhol que atrai milhares de estudantes em diferentes programas educacionais desenvolvidos em um dos maiores centros de treinamento para estrangeiros de classe mundial.

 

A Universidade de Salamanca tem sobretudo um património material importante na forma de edifícios históricos e áreas emblemáticas que ainda estão ativos e são diariamente visitados por centenas de pessoas que  querem apreciar o seu valor artístico ou histórico, ou porque vêm realizar alguma atividade acadêmica neles. 

Destaca-se especialmente o edifício da escola principal com sua fachada plateresca, dentro do qual se encontra a Biblioteca Geral Histórica com 2.774 manuscritos, 483 incunábulos e cerca de 62.000 volumes impressos entre os séculos XVI e XVIII.  Não menos importante é falar da biblioteca da Faculdade de Direito Francisco de Vitória, conhecida como uma das melhores da Espanha, pelo seu valioso acervo, além de dispor de um catálogo de ferramentas online, que o aluno poderá acessar de qualquer lugar do mundo. 

Imperdível é o pátio  que abriga a conhecida pintura do 'Cielo de Salamanca' em uma de suas salas, obra atribuída a Fernando Gallego que inclui temas astronômicos e astrológicos, ente outros monumentos que refletem a importância histórica da instituição. 

"EXPERIÊNCIA E GARANTIA DA QUALIDADE DE ENSINO"

A educação superior está mudando constantemente para se ajustar às demandas que a sociedade nos apresenta.

A cada ano a Universidade de Salamanca aparece nas posições mais altas do ranking que medem a qualidade do ensino. Sabemos como ensinar, porque sabemos o que ensinar e quais são as respostas para as perguntas que nossos alunos farão amanhã.

 

A Universidade de Salamanca, baseada em critérios de excelência acadêmica e concentração temporal, desenvolveu projetos de especialização stricto sensu  com magnífica equipe de professores, formada por especialistas internacionalmente qualificados, que garantem a qualidade de seus programas de mestrado e doutorado.

© 2017 por CEAPE - Centro de Estudos Avançados e Pesquisa Educacional. 

  • Facebook Round
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • LinkedIn Round