UNIVERSIDADE portucalense

A Universidade Portucalense Infante D. Henrique é um estabelecimento de ensino superior cooperativo e de investigação científica cuja criação foi suportada legalmente através do Despacho n.º 122/86, de 28 de Junho sendo reconhecida a sua utilidade.

 

Em conformidade com esta determinação legal e sob a designação de Universidade Portucalense Infante D. Henrique, iniciou a 30 de Junho desse ano, as suas atividades e o início do funcionamento dos cursos em 16 de Outubro de 1986.

Esta instituição ministra diferentes cursos reconhecidos pela  tutela,  para  o  que  conta  com um corpo  docente  próprio habilitado e qualificado, distribuído por quatro Departamentos: Direito, Departamento de Psicologia e Educação, Departamento de Turismo, Património e Cultura e Departamento de   Economia Gestão e Informática.

A UPT pretende afirmar-se como um paradigma no ensino superior pela oferta interdisciplinar inovadora, aproveitando as sinergias dos seus departamentos. Numa Europa cuja preocupação é a formação ao longo da vida, a UPT assume-se como uma Universidade de pais e filhos, contribuindo para que Portugal se torne numa economia baseada no conhecimento, competitiva e dinâmica, com mais e melhores empregos e coesão social.

A UPT disponibiliza um amplo e moderno campus, inserido no pólo Universitário da Asprela, reconhecido pelo seu elevado grau de inovação tecnológica, numa aposta que tem como objetivo proporcionar aos estudantes que a frequentam um ensino de qualidade. Os vários laboratórios informáticos disponíveis 24h por dia, complementados por uma rede Wireless no campus,  facilitam  o  acesso  à  informação, favorecendo o desenvolvimento pessoal e científico do estudante e potenciando o ensino centrado no aluno, passando este a ser o actor principal que constrói conhecimento e adquire competências. Pelo campus há diversas áreas que, para além da Biblioteca, convidam à reflexão e ao estudo, bem como ao convívio, como a livraria, os fóruns, cantina, bares, esplanadas interiores e exteriores e parques de estacionamento.

Departamento de Direito

UPT

Diretora do Departamento:

Prof. Doutora Maria Manuela Magalhães Silva

O  Departamento  de  Direito  da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, criado aquando da formação da Universidade em

1986, a segunda universidade privada na cidade do Porto, apresenta a sua estrutura e a sua oferta, com informação útil sobre a Universidade, o Departamento e o funcionamento académico.

A  oferta  formativa  do  Departamento  de Direito abrange 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Estudos e ainda a formação ao longo da vida. No 1.º Ciclo de Estudos, para além da tradicional e carismática Licenciatura em Direito, o Departamento tem apostado na formação profissionalizante, pelo oferece também a Licenciatura em Solicitadoria, bem como a Licenciatura em Relações Internacionais. No 2.º ciclo de Estudos o Departamento de Direito conta com o Mestrado na área científica do Direito, Em Ciência Jurídica Forense e em Direito Europeu e Comparado. No âmbito da formação contínua  o  Departamento  de Direito  anualmente  organiza  diversos Cursos de preparação, de formação aplicada e pós-graduação.

Todo o funcionamento académico do Departamento está hoje adaptado ao ainda recente Processo de Bolonha que teve início em 1998, com a Declaração da Sorbonne, e a cujas regras a Universidade Portucalense adequou o seu projeto educativo. O Departamento de Direito da Universidade Portucalense tem sabido conquistar um lugar de   destaque   no   universo   das profissões jurídicas, ao longo destes 30 anos, por intermédio dos seus destinatários – os alunos. Na advocacia, nas magistraturas, na política, nos registos e notariado, na banca, na consultadoria jurídica e, em geral, em todas as profissões jurídicas para as quais prepara os seus formandos, a Universidade Portucalense marca presença reconhecida na cidade do Porto e no país.

Com um ensino de sólidas bases teóricas,  mas  também  muito  vocacionado para a realidade prática diária de um jurista, tem deixado pela cidade e pelo país a sua marca de reconhecimento. Numa herança que vai para além do aspeto letivo, porque os alunos  da  Universidade  Portucalense guardam consigo a convicção de todo um ambiente vivido, humano e académico, que prepara  para  a  vida  na  sua  plenitude,  que transcende o estudo e o complementa. Nas suas excelentes e agradáveis instalações, os alunos encontram espaços e atividades que os preenchem para além do tempo letivo, criando um ambiente de estudo, investigação e interesse. No Departamento de Direito funciona o Instituto Jurídico Portucalense, dedicado à investigação e promoção de atividades complementares ao ensino e essenciais quer numa fase inicial de aprendizagem quer no domínio da formação contínua, tais como realização de Cursos de formação não graduada, realização de conferências, colóquios, seminários, workshops e promoção de publicações.

É ainda missão do Departamento de Direito fomentar as relações com universidades estrangeiras, pelo que tem vindo a realizar diversas parcerias, nomeadamente com as Universidades de Varsóvia, de Parma, de Terramo, de Maribor, de RyeKa, de Salamanca, de Vigo, de Santiago de Compostela, de Madrid, de Sevilha, de Oviedo, da Catalunha, de Cordoba, de Osnabruck , de Varna, de Tallinn, de Grenoble, Universidade Federal do Pará, entre outras. No domínio dos programas de mobilidade, todos os anos o Departamento de Direito envia e recebe docentes e discentes de Universidades de outros países.

© 2017 por CEAPE - Centro de Estudos Avançados e Pesquisa Educacional. 

  • Facebook Round
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • LinkedIn Round